Garoto estudando remotamente.

Ferramentas para tornar a aula remota mais dinâmica e engajar os estudantes.

Desde que as aulas remotas começaram, os professores estão quebrando a cabeça tentando criar aulas dinâmicas em meio ao caos criado pela pandemia. Sabemos que a tarefa não é nada fácil, por isso, neste artigo iremos discutir algumas opções para deixar sua aula mais atrativa, ativa e participativa.

Este artigo faz parte da nossa coleção de materiais de apoio aos profissionais da educação durante a pandemia de Covid-19. Para ver outros artigos da coleção você pode clicar aqui. Não esqueça de salvar essa página em seus favoritos para voltar aqui sempre que necessário, vamos sempre atualizar com novas ferramentas.

Garoto estudando remotamente.
Garoto estudando remotamente. – School photo created by freepik – www.freepik.com

Se você é professor e está em regime de aulas remotas, sem sombra de dúvidas já enfrentou ou enfrenta a seguinte situação: final de semana inteiro planejando as aulas e quando chega na hora H, a participação dos estudantes é mínima (quando não é nula) e a maioria com câmeras e microfones desativados. É quase como se estivesse conversando com a parede, estou errado? Por isso, no artigo de hoje iremos conhecer algumas ferramentas que tornam a aula remota mais atrativa.

Kahoot!

Logo Kahoot
Kahoot – Fonte: Kahoot

Funcionando como uma plataforma de quiz online, o Kahoot é ótimo para salas de aulas remotas ou presenciais. O seu funcionamento é bastante simples: após carregar as questões na plataforma, o professor pode abrir uma sala online e os alunos escolhem se querem entrar na sala pelo computador, navegador no celular ou app.

Quando o professor toca em começar, as perguntas serão mostradas e os estudantes terão um tempo bem curto para informar a resposta correta. Ao fim de toda pergunta há um pódio e no final do quiz, uma mini cerimônia de premiação, o que garante boas risadas e um alto engajamento com os alunos.

Você ainda pode pedir que seus alunos usem os nomes reais ao entrarem na sala e usar o relatório de dificuldades personalizado gerado automaticamente pelo próprio Kahoot. A plataforma é em inglês, mas há a opção de trocar para português dentro das configurações. Toque aqui para abrir o Kahoot.

Discord

Logo Discord
Discord – Fonte: Gizmodo

Sua turma é daquela cheia de gamers? Se sim, certamente já conhecem o Discord. Originalmente feito como um aplicativo para chamadas de voz durante partidas de videogame online, o Discord hoje evoluiu para se tornar um espaço de criação de comunidade. Dentro dos servidores, que é como a plataforma chama as suas salas, é possível abrir bate-papos de voz, compartilhar fotos, vídeos e até PDFs. Toque aqui para abrir o Discord.

Google Arts & Culture

Google Arts & Culture
Google Arts & Culture – Fonte: Secretaria de Educação do Acre

Enquanto as viagens escolares estão fora de cogitação, você pode fazer tours virtuais com seus alunos por museus de todo mundo e conhecer a história por trás das maiores obras de arte usando o Google Arts & Culture, o site e aplicativo gratuito do Google que reúne trabalhos clássicos e as inovações artísticas de hoje em uma interface amigável e que certamente irá deixar seus estudantes com gostinho de quero mais. A plataforma ainda separa as obras por movimento cultural relacionado e traz artigos (original em inglês com tradução disponível) para se aprofundar mais. Toque aqui para abrir o Google Arts & Culture.

Google Formulários

Google Forms
Google Forms – Fonte: TechTudo

Já pensou em fazer um teste online? Com o Google Formulários, um aplicativo gratuito incluso com o Google Drive, você pode fazer testes objetivos e determinar uma pontuação para cada pergunta. É possível ainda embaralhar as questões. As respostas são salvas quando o aluno clica em “Enviar” e a pontuação é calculada automaticamente, economizando tempo na hora de corrigir atividades de turmas muito grandes. Toque aqui para abrir o Google Formulários.

Você já conhecia alguma dessas ferramentas? Usa uma outra ferramenta e quer compartilhar com a gente? Deixa aqui embaixo nos comentários! 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior
Mulher fazendo Exercício de Respiração.

Como controlar ansiedade no ensino remoto durante a pandemia

Próximo Artigo
Na imagem, um alvo com uma flecha no centro, indicando uma meta alcançada, com pessoas festejando ao redor.

O que são as Metas SMART e como usá-las agora para melhorar seus resultados.

Postagens Relacionadas
Total
0
Share