Mulher fazendo Exercício de Respiração.

Como controlar ansiedade no ensino remoto durante a pandemia

Não dá mais para negar que o distanciamento e isolamento social estão nos afetando psicologicamente. O ser humano é naturalmente “programado” para estar em convívio social e quando isso é tirado de nós, sentimos sintomas como tristeza, solidão e ansiedade. De uma hora para outra, fomos obrigados a mudar nossa rotina para lutar contra um inimigo invisível e cruel e os impactos dessa mudança já estão se mostrando. Uma pesquisa do Instituto Península com professores do Ensino Básico descobriu que de todos os professores ouvidos, 64% disse estar ansioso a maior parte do tempo. Mas o que é, de fato, a ansiedade?

Garoto com sintomas de ansiedade sentado no canto do quarto.
Ansiedade – Photo by Fernando @cferdo on Unsplash

De acordo com a Associação Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês), Ansiedade pode ser descrita como sensação de tensão, pensamentos preocupados e mudanças físicas como aumento na pressão arterial. Ainda de acordo com a APA, pessoas com ansiedade podem ter pensamentos intrusivos e preocupações constantes, além de outros sintomas físicos como suor excessivo, tremor e batimentos cardíacos acelerados.

Se você passa por esses sintomas e sente que não consegue lidar com eles, é importante que busque ajuda profissional com um psicólogo e/ou psiquiatra. Algumas universidades oferecem o serviço gratuito ou com taxas mais baixas para a comunidade, procure saber se há o serviço sendo oferecido em sua cidade. Se precisar de alguém para conversar, tente o CVV – Centro de Valorização da Vida por telefone discando gratuitamente 188 ou pelo chat no site https://www.cvv.org.br.

Este artigo faz parte da nossa coleção de materiais de apoio aos profissionais da educação durante a pandemia de Covid-19. Para ver outros artigos da coleção você pode clicar aqui. 

A Ansiedade pode se mostrar de várias formas, alguns desses sintomas são:

  • Sintomas Físicos
    • Náusea;
    • Dores de cabeça;
    • Cansaço;
    • Mãos e pés frios e/ou suados;
    • Tremores;
    • Tensão muscular;
    • Dor de barriga e diarréia.
  • Sintomas Psicológicos
    • Nervosismo;
    • Insônia;
    • Fala Acelerada;
    • Irritabilidade;
    • Vontade de roer as unhas.

Se você tem sintomas de ansiedade e está procurando maneiras de lidar com a situação, continue lendo para aprender algumas táticas de cooperação. 

Meditação para Atenção no Presente

Pessoa praticando meditação em casa.
Praticando meditação em casa. – People photo created by yanalya – www.freepik.com

A Ansiedade é caracterizada pela antecipação de um acontecimento futuro, geralmente negativo. Alguns exemplos incluem a perda de sono por conta de reunião do trabalho, pensamentos negativos como “Eu não vou conseguir dar conta” e “Todos vão odiar o meu trabalho”, pensamentos esses que não necessariamente refletem a realidade da situação. 

Uma forma de lidar com isso é usando meditação para focar no período presente. Tirando a atenção dos seus pensamentos ansiosos e focando em sensações no seu corpo, por exemplo a respiração, pode ajudar a fixar a mente no momento presente. Já publicamos aqui no blog uma meditação simples e rápida que você pode conferir tocando aqui.

Exercícios de Respiração

Mulher fazendo Exercício de Respiração.
Exercícios de Respiração – Woman photo created by wayhomestudio – www.freepik.com

Treinar a respiração durante um momento de grande ansiedade pode ajudar a diminuir os sintomas. Além de aumentar a oxigenação, a sua concentração passa dos pensamentos ansiosos para a respiração, acalmando o corpo.

  • Inspire pelo nariz por 4 segundos até sentir o diafragma inflado (como se fosse estufar a barriga);
  • Segure o ar no pulmão por 1-2 segundos ou o quanto você se sentir confortável;
  • Solte lentamente o ar pela boca durante 4-6 segundos;
  • Durante todo o exercício, foque nas sensações que essa respiração está lhe proporcionando e repita o exercício sempre que achar necessário.  

Busque um hobby

Mulher lendo um livro
Procure um hobby que lhe agrade – Photo by Alexandra Fuller on Unsplash

Introduzir um hobby na sua rotina pode ajudar a aliviar o estresse do dia a dia e aqui vale dizer que o hobby precisa ser algo que você goste de verdade. Seja ler um livro ou assar pães, procure atividades que tragam uma sensação de relaxamento e não se critique pelo hobby escolhido. Se o seu hobby for assistir uma série na Netflix, está tudo bem. Hobbies são justamente para se divertir e distrair a mente, não para competir em quem tem a melhor atividade de lazer.

Psicoterapia

Psicoterapia
Procure suporte profissional – Woman photo created by prostooleh – www.freepik.com

Por último, mas não menos importante, busque ajuda profissional. Embora haja um certo preconceito enraizado de que só vai para psicólogo ou psiquiatra quem tem uma neurodiversidade mais aparente, é necessário que você entenda a relevância de um suporte profissional. Durante as sessões de psicoterapia você pode descobrir os seus gatilhos de ansiedade e trabalhar para lidar com eles. Dependendo da intensidade de sua ansiedade, um psicólogo pode lhe encaminhar para um psiquiatra e/ou neurologista para avaliar a necessidade de um tratamento com medicação. Lembre-se que sua saúde mental é tão importante quanto a sua saúde física.

Dados da OMS indicam que o Brasil é o país mais ansioso da América Latina, com 9,3% da população passando por alguma variação desse transtorno. Novamente, se você está num quadro ansioso, lembre-se que você não está sozinho e procure ajuda o mais rápido que puder. 

Compartilhe esse artigo com seus amigos e colegas se você acredita que pode ajudá-los durante esse período difícil que estamos todos passando. Se você tem alguma tática própria para lidar com a ansiedade, compartilhe comigo nas redes sociais usando meu @JovalLacerdaOficial ou aqui nos comentários.

Material para Leitura:

O que é Ansiedade – Vittude. https://www.vittude.com/blog/fala-psico/o-que-e-ansiedade/

Ansiedade – Minha Vida. https://www.minhavida.com.br/saude/temas/ansiedade

Ansiedade – Zenklub. https://zenklub.com.br/blog/saude-bem-estar/ansiedade/

Ansiedade – Veja Saúde. https://saude.abril.com.br/medicina/ansiedade-o-que-e/

Anxiety – American Psychological Association (em inglês). https://www.apa.org/topics/anxiety

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