Na foto é possível ver as pernas de alguém que está pisando numa grande seta pintada de branco no chão e que aponta para quem está vendo a imagem.

6 passos para encontrar o seu propósito de vida

Descobrir o seu propósito é um passo importante na jornada para mudar sua vida e começar a bater metas. Nesse artigo, eu trago seis passos para você começar a trabalhar no seu propósito.

Em um post anterior, eu falei que uma parte importante da jornada para começar a bater metas e mudar de vida é justamente ter um propósito de vida. Não é qualquer propósito, muito menos o que alguém disse que você deveria fazer. Antes de tudo, seu propósito é sua razão de ser e sua principal fonte de motivação, por isso mesmo é extremamente particular. 

Porém, há algumas ações que você pode tomar para embarcar num processo de autoconhecimento, descobrir seu real propósito e, a partir daí, começar a desenhar metas que sejam importantes de verdade para você. A seguir, seis passos que você pode seguir que vão lhe ajudar nesse processo.

1. Descubra os seus hobbies

Seu hobby é viajar? - Na imagem: foto tirada da janela de um avião durante vôo, é possível ver um pôr do Sol.
Seu hobby é viajar? – Fonte: Photo by Eva Darron on Unsplash

Qual é a atividade que você faz e gosta tanto que poderia passar o tempo inteiro fazendo sem enjoar? A princípio, pode parecer estranho pensar dessa forma, mas procurar seus hobbies pode ajudar a descobrir qual é o seu propósito, desde que você entenda o processo lógico por trás da atividade e qual é sua característica principal que a torna tão agradável para você. 

Imagine que seu hobby seja viajar. Toda vez que está viajando, sente que o mundo inteiro faz sentido e você está onde deveria estar, então seu propósito pode ser então conhecer novas culturas e/ou lugares diferentes. “Ah, mas eu não posso me sustentar viajando, Joval!”, agora talvez não, contudo digamos que você estabeleça o objetivo de trabalhar como criador de conteúdo para sites de turismo em 5 anos: você desenha seu caminho até lá com um planejamento de metas menores que somadas lhe dão o suporte necessário para alcançar esse sonho, não parece tão difícil agora, certo? Como eu sempre digo: para determinar suas metas, primeiro sonhe. Enxergue onde você quer chegar e só depois desenhe o caminho até lá.

2. Leia muito para encontrar seu propósito!

Comece pequeno e quando perceber terá sua biblioteca pessoal. - Na imagem é possível ver uma garota negra sentada num sofá enquanto lê. Há uma estante cheia de livros no fundo.
Comece pequeno e quando perceber terá sua biblioteca pessoal. – Fonte: Photo by Seven Shooter on Unsplash

A leitura expande seus horizontes de uma forma tão única que outros conteúdos não conseguiriam o mesmo resultado seja por limitação de tempo ou formato. Durante uma análise de outros estudos, o pesquisador Raymond A. Mar e seus colegas descobriram uma ligação entre a leitura de poesia e ficção e um maior senso de propósito entre adolescentes, se comparado àqueles que não tinham esse hábito. Embora tenham sido estudos com adolescentes, os mesmos resultados certamente se repetiriam em adultos.

A leitura conecta você a outras formas de ver o mundo, outras c ulturas e até outras épocas, além de desenvolver o senso crítico. Diferente do que muitos podem dizer, o hábito de leitura é para todos e você não precisa ler 10 obras num mês para colher os frutos, comece aos poucos e aumente gradualmente a quantidade de páginas lidas ao dia. Quando menos esperar, terá formado sua própria biblioteca e uma visão diferente da realidade.

3. O que te mantém acordado à noite?

 Na imagem: uma escrivaninha com um notebook, um óculos e uma luminária.
O que te mantém acordado? – Fonte: Photo by Beth Jnr on Unsplash

Essa é uma pergunta poderosíssima para descobrir o seu propósito. Entender o que faz você entrar nesse fluxo de pensamentos onde minutos viram horas e quando você se dá conta o Sol já está nascendo pode ser a chave para descobrir o seu propósito, mas como já disse aqui: entenda o processo por trás. 

Não adianta dizer que o que lhe deixa assim é videogame, você precisa entender o que há nesse hábito que lhe prende tanto ao ponto de deixar “fora de órbita”, no caso do videogame pode ser a sensação de competição. Sabendo disso, você pode estabelecer metas desafiadoras que satisfaçam seu desejo por competir.

4. Encontre ou construa a sua comunidade

Na foto: um grupo de amigos abraçados e de costas para a câmera.
Encontre a sua comunidade. – Fonte: Photo by Helena Lopes on Unsplash

Às vezes, o que falta para você descobrir o seu propósito é estar inserido numa comunidade. Nós, seres humanos, somos naturalmente sociais, precisamos do contato com o outro para nos sentirmos completos. Nesse processo de busca ou até mesmo construção de sua própria comunidade, você provavelmente descobrirá muito sobre si mesmo. 

Seu propósito está ligado ao impacto que você deseja criar no mundo. Ao encontrar sua comunidade, tente notar as semelhanças entre essas pessoas. Pergunte-se: o que eu tenho em comum com elas? Qual impacto estão criando no mundo? É um impacto positivo? Você gostaria de ajudá-las? Essas perguntas servem também para lhe guiar, se as respostas não lhe inspiram talvez seja a hora de procurar uma nova comunidade.

5. Você morrerá em 1 ano. E agora?

Na foto: flores amarelas secas aparentando estarem mortas.
Se você morresse em 1 ano, o que você faria? – Fonte: Photo by Riccardo Bernucci on Unsplash

Imagine que no seu último exame de rotina, a médica lhe dá a triste notícia de que lhe restam apenas mais 12 meses de vida no melhor dos cenários. O que você faria? Como gostaria de ser lembrado?

Responder a essas perguntas é como um tratamento de choque. Não há para onde correr, o que você faria certamente está ligado ao seu propósito de vida. Com isso em mente, comece a se planejar melhor: onde você está e quem você é agora estão de acordo com sua visão nesse exercício? Se não, comece a desenhar seu planejamento com as mudanças que serão necessárias.

6. Quanto você suportaria?

Na foto: homem parece estar segurando pedra muito maior que ele.
O quanto você suportaria? – Fonte: Photo by Vicky Sim on Unsplash

Não é segredo para ninguém a essa altura do campeonato, tudo fica uma merda de vez em quando. Tudo envolve sacrifícios, algum tipo de preço a ser pago. Não há nada que seja prazeroso 100% do tempo e são nesses momentos que o seu propósito brilha. Se seu planejamento e suas metas estão de acordo com seu propósito, fica muito mais fácil suportar os dias ruins. Seu propósito fornece o combustível necessário para sua resiliência, por isso é tão importante descobri-lo o quanto antes.

Descobrir o seu propósito não é sobre encontrar um grande feito pelo qual outras pessoas irão lhe admirar. Essencialmente, encontrar seu propósito significa encontrar uma forma de gastar seu tempo e energia limitados em algo que lhe traga felicidade e um senso de pertencimento. Seu propósito precisa ser importante para você e apenas você, não importa o que seus pais, amigos, vizinhos ou parceiros vão achar, desde que seja algo importante (e que não traga danos) para você.


O que você adicionaria a esta lista? Coloca aqui nos comentários ou nas redes sociais me marcando @JovalLacerdaOficial e usando as hashtags #CaféComJoval #PerformanceImporta e não esqueça de enviar este artigo para aquele amigo que precisa bater metas.

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior
Objetivos e Metas

Por que você não bate metas?

Postagens Relacionadas
Total
0
Share