Aluno estudando online.

4 sites gratuitos para os alunos revisarem as matérias e se prepararem para vestibulares durante a pandemia

Um ano após o início da pandemia, já ficou claro que não tem como pausar o ensino, forçando municípios a repensarem suas redes de ensino. No meio disso tudo, as aulas remotas estão se tornando a via de regra, mas para os alunos que sentem dificuldade de manter o aprendizado nesse novo contexto, outras ferramentas podem ajudar. No artigo de hoje, trago cinco sites e aplicativos gratuitos para seus alunos revisarem o conteúdo das disciplinas a qualquer momento pelo celular mesmo.

Este artigo faz parte da nossa coleção de materiais de apoio aos profissionais da educação durante a pandemia de Covid-19. Para ver outros artigos da coleção você pode clicar aqui.

1. YouTube (Aplicativo e Site)

Página Inicial do Canal YouTube Edu
Página Inicial do Canal YouTube Edu – Canal YouTube Edu

Não poderíamos começar esse texto sem citar o YouTube. Lançado em 2005 e sendo hoje a maior plataforma para vídeos online com mais de 500h de conteúdo sendo enviado a cada minuto, não há dúvidas que existe muita coisa boa por lá. Canais como Me Salva! e Descomplica são campeões quando o assunto é vídeoaula, mas há muitos outros conteúdos gratuitos e incríveis disponíveis por lá. O próprio YouTube tem um canal dedicado a separar esse conteúdo em playlists para cada etapa do ensino, desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Dá uma conferida na lista de canais que separei nesse outro post.

2. Khan Academy (Aplicativo e Site)

Página Inicial da Khan Academy
Página Inicial da Khan Academy, ong que promove o aprendizado gratuito de alta qualidade para todos. – Khan Academy

O Khan Academy possui videoaulas de Matemática, Ciências e Português separadas por ano e estruturadas seguindo os requisitos da BNCC desde o 1º ano até o 9º ano do Ensino Fundamental, além de um curso de matemática para Ensino Médio, matemática avançada, computação, física, química, história da arte e economia. 

Para os alunos que passaram muito tempo sem aula, o site também disponibiliza uma trilha de revisão específica para matemática (Prepare-se Matemática EF e Prepare-se Matemática EM). Outro diferencial da plataforma está nos exercícios que o estudante pode fazer lá mesmo. 

Por último, os ouvidos mais atentos irão perceber que a dublagem de algumas aulas é feita pelo mesmo dublador de Goku, personagem do anime de grande sucesso Dragon Ball Z.

Você pode clicar aqui para ir ao site ou pesquisar por “Khan Academy” no Google ou loja de apps do seu smartphone.

3. Duolingo

Página Inicial do Duolingo
Página Inicial do Duolingo, site para aprender idiomas gratuitamente. – Duolingo

Seus alunos precisam de um reforço em Inglês, Espanhol, Francês ou outra língua? O Duolingo é a melhor opção, com app gratuito e aprendizado com base nos quatro pilares: compreensão, escrita, escuta e fala. As lições são bastante curtas, precisando de apenas 5min para começar a estudar. O aluno pode ainda colocar lembretes para não esquecer de estudar e participar de uma competição com outros estudantes na seção de Ligas. Há a opção de assinatura dentro do aplicativo, mas o curso gratuito não tem limitação no conteúdo, sendo necessário apenas que o estudante esteja online durante toda a atividade. Toque aqui para ir ao Duolingo.

4. Geekie Games

Página Inicial do Geekie Games
Página Inicial do Geekie Games – Geekie Games

Um site pago voltado para a preparação para o ENEM. A versão gratuita conta simulados e estudantes de escolas públicas de todo o Brasil podem se inscrever para uma das 20.000 bolsas de estudo 100% gratuitas do Geekie Games clicando aqui. 

Total
0
Shares
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigo Anterior
Garoto estudando remotamente.

O Guia Completo de Canais de Educação do YouTube Brasil

Próximo Artigo
Mulher fazendo Exercício de Respiração.

Como controlar ansiedade no ensino remoto durante a pandemia

Postagens Relacionadas
Total
0
Share